Alternate Text

Guia da Prefeitura Empreendedora orienta gestores no desenvolvimento dos pequenos negócios

A grande festa da democracia brasileira elegeu, nesse domingo (6), mais de 5,5 mil novos prefeitos e milhares de vereadores em todo o país. Marcado para o dia 27 de outubro, o segundo turno das eleições ainda vai apontar quem serão os eleitos de 52 cidades acima de 200 mil habitantes – 15 delas são capitais. Para apoiar os administradores que assumem a partir de 1º de janeiro de 2025, o Sebrae preparou o Guia da Prefeitura Empreendedora, que orienta as autoridades para o desenvolvimento dos pequenos negócios – trazendo mais emprego e renda para as localidades. O material é gratuito (faça o download no fim da matéria).

O material dá sequência à publicação Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio – lançada no primeiro semestre pelo Sebrae –, que sugeria a inclusão das pautas no plano de governo dos então candidatos. O Guia será uma ferramenta para o planejamento da gestão da prefeitura, além de ser uma fonte de inspiração para a formulação de políticas públicas com olhar de médio e longo prazos.

O Guia é dividido em duas partes: preparando a Gestão Municipal e Construindo o Futuro do município. O primeiro traz orientações práticas para ajudar prefeitos e suas equipes a enfrentarem os desafios conferidos pelo mandato popular, com especial atenção ao empreendedorismo, destacando como podem contar com os serviços e os programas do Sebrae.

Já a segunda parte foca nas principais tendências na administração das cidades no Brasil e no mundo, a fim de que os gestores possam ter uma compreensão abrangente e atualizada, bem como adotem boas práticas do desenvolvimento sustentável.

Aprofundar relação entre prefeituras e empresários

Com o Guia da Prefeitura Eleita, o Sebrae busca promover e aprofundar a necessária relação entre as equipes da gestão municipal e o setor de microempresários, empresários de pequeno porte e microempreendedores individuais, que reúnem mais de 20 milhões de empresas em todo o país e são responsáveis por cerca de sete em cada dez empregos no Brasil, informa o presidente do Sebrae, Décio Lima.

“Os pequenos negócios no Brasil são imprescindíveis: possuem uma força extraordinária e movimentam bairros, cidades e todo o país, contribuindo para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão”, assinala.

Fonte: Agência Sebrae